quinta-feira, 10 de março de 2011

Que peste é Moralismo Marginal?


1)    O que é Moralismo Marginal (traduzido do inglês "Straight Edge")?

- É um modo de vida associado à cultura Punk. Prega a abstinência total de atitudes libertinas (sexo por mero prazer; consumo de álcool, cigarros legais ou não e quaisquer outros entorpecentes; consumismo) em defesa de diversos valores, dentre eles:
. Vida e Integridade Física (Saúde e Virgindade);
. Oposição às injustiças sociais, inerentes ao modo de produção capitalista (Socialismo/Anarquismo);
. Sustentabilidade, sendo maior parte de nós vegetarianos;
- Como o próprio nome sugere, é um correto, um direito (straight) caminho alternativo, borda, margem (edge).
- Somos facilmente reconhecíveis em shows e outros encontros pelas nossas mãos marcadas com um X em cada, costume que surgiu no show de uma banda inglesa para identificar os menores de idade e os vendedores não lhes darem bebidas alcoólicas. 

2)    Por que uma pessoa adota isso?!
     Pelas razões citadas acima: Defesa de vidas (de quem toma essa posição e de muitas outras), razões políticas, preocupação com a saúde e o bem-estar, em alguns casos, dogmas religiosos...
São muitas razões, que vão de idéias de extrema direita à extrema esquerda, mas todas têm algo em comum: Visam à defesa do indivíduo, da sociedade e o combate a algum tipo de exploração, além de se preocuparem com questões ambientais. 

3)    Pra quê isso tudo?
     Segundo pesquisas recentes, 65% dos adolescentes brasileiros nos Ensinos Fundamental e Médio Públicos entre 13 e 15 anos
provaram álcool, 25% já fumaram tabaco, 22% já usou solventes, como lança-perfume e cola de sapateiro e 6% já fumou maconha.
Segundo pesquisas recentes, a cada ano mais de 700 mil garotas, menores de idade, se tornam mães precoces. Isso não acontece por acaso ou por culpa desses mesmos adolescentes. Marcha pelo mundo uma campanha contra o jovem. Os generais dessa campanha são um bando de magnatas que desejam ver o sentimento de juventude morto, estraçalhado e em seu lugar ser construída a falsa imagem de uma pessoa madura e desenvolvida, ainda que menor de idade, o que dá a eles muito dinheiro.

      Eles atacam usando músicas, filmes, telenovelas, pôsteres, bailes funk e outdoors sem nenhuma ou quase nenhuma censura e sem restrição de público. Não ligam para a idade, religião ou qualquer outra coisa de quem assiste. Empurram propaganda mesmo sem intenção de quem vê!
     O objetivo desses generais do Marketing é um só: Ganhar dinheiro pouco importando as consequências. Que se dane pra eles se várias pessoas vão morrer em acidentes de trânsito, se crianças apanharão em casa por pais embriagados, se os jovens serão libertinos, se meninas serão estupradas, se bebês serão abortados ou qualquer coisa do tipo. A única coisa que os toca é o dinheiro.
     Diante dessa situação aterradora e macabra que se esforça pra parecer normal, surgimos nós, Moralistas Marginais, Straight-edgers, ou edge-kids, que se negam a aceitar a mentira de que devem entregar suas vidas e suas economias pra um cara que passa férias eternas em Bahamas se divertindo com o sofrimento de nossos amigos e familiares.
     Nos multiplicamos e espalhamos nossas idéias pelo mundo até chegar a você, companheiro, que odeia ligar a televisão e ver todo dia homens, mulheres, crianças, adolescentes e até idosos sendo tragados por esses barões dos ópios que se divertem com nossos piores tormentos.
     Todos nós os odiamos, meu amigo. Devemos deter o inimigo antes que ele nos detenha e continue seus lucrativos esquemas de crueldade! VIRE UM SxE! Temos muitos vícios a perder e muitas vidas a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário