sábado, 19 de março de 2011

Petrópolis: Memorial contra a Ditadura

15.03.2011 | Fonte de informações:

Pravda.ru

 

Centro de tortura em Petrópolis pode virar memorial contra ditadura

14738.jpegUma petição online quer que a Prefeitura de Petrópolis transforme a Casa da Morte em um centro de memória política em homenagem aos que tombaram na luta contra a ditadura militar.
 A petição está sendo organizada por ativistas ligados a movimentos de defesa dos direitos humanos. A Casa da Morte está no centro da cidade da região serrana do Rio, uma mansão localizada no número 120 da rua Arthur Barbosa. Este era um dos inúmeros centros clandestinos utilizados por agentes da repressão para torturar e matar ativistas de esquerda durante os anos de chumbo.
O proprietário Mário Lodders emprestou a residência aos agentes do Centro de Inteligência do Exército (Ciex) para torturar e acabar com os opositores do regime. Segundo informações, Lodders acompanhava pessoalmente as sessões de tortura. O ex-médico Amilcar Lobo era um dos que agiam na casa de Petrópolis. Ele teve o registro cassado após denúncias de ex-presos políticos de que era um dos profissionais que davam suporte médico na calibragem das torturas durante os interrogatórios.
Para assinar a petição que quer transformar a Casa da Morte no Centro de Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis acesse http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N7357
Fonte: Caros Amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário